Connecting...

W1siziisijiwmtcvmdcvmjcvmtqvndqvmdqvmte1l0jsb2d2mi5wbmcixsxbinailcj0ahvtyiisiji1mdb4mzawiyjdxq
W1siziisijiwmtcvmdcvmjcvmtqvndqvmtyvmti3l3ryzw5klnbuzyjdlfsiccisinrodw1iiiwimtawmhg0mdbcdtawm2uixv0

Startup: Você está pronto?

Muitos profissionais me perguntam sobre os pontos positivos e negativos de se trabalhar em um startup. Alguns se sentem extremamente atraídos em poder desbravar um novo mercado ou pela oportunidade de criar uma empresa e deixar um legado. Por outro lado, não são raros os profissionais com aversão ao risco, que não suportam tal ideia. Você já se perguntou se possui o perfil necessário para empreender ou participar de uma startup?


De acordo com estudo recente feito pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), patrocinado pelo SEBRAE, quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa, o que demonstra um altíssimo índice de empreendedores no país. Contudo, é importante destacar que tal indicador se dá mais por uma questão de necessidade e menos por um ingrediente mágico no DNA dos brasileiros.


Os riscos para tal empreitada são muitos, tanto que, segundo a Associação Brasileira de startups (ABSurtups) 9 em cada 10 startups que surgem no mundo não sobrevivem até o segundo ano de operação.


Além disso, caso opte por esse caminho, provavelmente trabalhará mais horas do que a média que estava acostumado. Talvez tenha que assumir mais responsabilidades e ainda terá que exercer atividades que podem estar aquém da sua experiência. É provável também que você tenha que criar processos, atuar sem todas as ferramentas necessárias e lidar com assuntos e tarefas que nunca sequer se preocupou em suas experiências anteriores. Também te digo que suas principais características precisarão ser: paciência e resiliência.


Parece difícil e pouco atraente? Calma, deixa eu te apresentar os pontos positivos antes de você desistir de ter um desafio como esse na sua carreira.


Você provavelmente terá a experiência mais completa da sua vida e, caso as coisas não aconteçam da forma esperada, ainda assim você será um profissional muito mais completo. Paralelamente, caso você tenha sucesso, grandes somas de dinheiro, participação nos lucros, crescimento e atração de investimentos podem transformar sua aposta em um bilhete premiado.


Outro ponto positivo, é o ambiente de trabalho. Em geral, o clima de startups é mais dinâmico, justamente por serem empresas jovens, elas estão cheias de energia e nutrem um foco mais colaborativo entre as equipes. A flexibilidade de horários e a autonomia são outros pontos importantes, já que esse tipo de empresa privilegia muito mais as entregas, do que a presença do colaborador no escritório. Além disso, serão confiadas a você algumas páginas em branco, que deverão ser escritas da forma que lhe convier, sempre regadas com boas doses de responsabilidade e confiança, mas que te ensinarão muito.


Seguem abaixo algumas dicas para quem se interessa por esse tipo de oportunidade:

 1)   Avalie a solidez do negócio. Há algum investimento? Existem garantias financeiras? Há um planejamento claro?

2)   Quem são as pessoas que estarão com você neste desafio? Por mais brilhante que seja a ideia, sem as pessoas certas não se constrói uma empresa de sucesso;

3)   Analise bem seu contrato com a empresa e quais as recompensas de apostar sua carreira em um novo negócio. Invista tempo nesta análise para não cair em falsas promessas e ter surpresas mais para frente;

4)   Caso seja você a empreender, se faça as mesmas perguntas, analise friamente as suas reais possibilidades e como está o mercado;

5)   Saiba lidar com frustrações. Não é fácil para quem está começando e muitas vezes você terá que errar para testar novas possibilidades;

6)   Busque parcerias, elas podem fortalecer o seu negócio!

7)   Entenda o momento econômico e político e avalie se é a melhor hora para arriscar.


Por último, uma dica extra caso você já tenha tomado a sua decisão: Não tenha medo e não olhe para trás. Siga em frente e esteja comprometido com o que você quer para você e para o seu crescimento.